Para se tornar uma jóia, pedras preciosas e metais valiosos passam por um processo de lapidação. Essa é uma técnica cujo objetivo é modelar e purificar. Uma pedra preciosa ao ser extraída possui uma beleza escondida. E à medida que for lapidada mostrará toda sua beleza.
Nossas vidas são como essas pedras que acabaram de ser extraídas, sujas, quebradas, sem brilho, sem identidade firmada, sem valor algum. E da mesma forma que uma pedra não pode se “auto-lapidar”, também não podemos pela nossa própria força trazer à existência o brilho de nossas vidas. Isso não é uma questão de mérito próprio.
É necessário um lapidador que consegue enxergar além de meros pedregulhos. Essa pessoa é aquela que enxerga a capacidade de brilho de cada pedra.
No caso do ouro, o ourives o lapida no fogo até o momento que consegue ver o seu reflexo naquele ouro.
Da mesma forma, Aquele que criou e demonstrou a sua glória em cada detalhe da Sua criação, se importa em lapidar e purificar a vida de todos aqueles que permitirem ser moldados por Ele.
Ele acredita na nossa capacidade de brilhar a Sua luz. Ele quer nos moldar segundo um “modelo”, que foi aquele que em todos os dias de sua vida refletia a imagem do Pai, e que em momento algum se contaminou.
Para refletir o brilho e imagem do Lapidador que criou a luz, é necessário se livrar de todas as impurezas, porque elas podem distorcer a Sua real imagem. E para ser livre é necessário trilhar o caminho da renúncia dessas impurezas que estavam tão confortáveis junto à pedra.
O processo de lapidação não é fácil, é necessário fogo para queimar toda impureza e nos tornar maleáveis pra termos a vida transformada. Mas em cada momento de dor ao passar pelo fogo, Ele promete falar: “Estou contigo! Olhe somente para Mim que o resto Eu faço por você!”
Após todo esse processo de transformação, Ele se interessa em nos fazer sólidos, ou seja, firmes o suficiente para suportar as dificuldades sem nos abalar ou quebrar. E nos faz resplandecer uma beleza e brilho que antes estavam escondidos.
Esse processo ocorre porque Ele nos ama a ponto de querer nos lapidar pra sermos semelhantes a Ele em todos os sentidos, inclusive na Sua beleza. Belos e translúcidos em cada detalhe como um diamante, resplandecentes como o ouro.
A promessa é que quando o Ourives ver o Seu reflexo em nós, Ele irá respirar fundo, sorrir e dizer: “Está perfeito!”
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era MUITO bom”(Gen.:1.26,31).
nossa DEUS e poderoso
ResponderExcluirEu, te amo meu Deus.
ResponderExcluirMuito bom esse artigo
ResponderExcluirMuito bom a matéria
ResponderExcluir