quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prioridade

Ao longo da vida do ser humano, são estipulados alvos a serem alcançados. Muitas vezes para chegar até eles, é necessário renunciar a sua própria vontade e a vontade de outras pessoas ao seu redor, negando a ele mesmo, porque compreende uma causa e acredita que vale a pena.

Esse poder de colocar um objetivo acima de outros determina quais são as suas prioridades. O seu foco vai determinar toda uma organização de vida em função desse alvo.

Enquanto um dos significados da palavra determinação é decisão, o significado do verbo focar é concentrar. A decisão de focar a sua vida em função de uma causa tem o poder de transformar uma mente, a ponto de escolher pagar o preço necessário para se chegar até ele.

A distância no caminho para se chegar ao sonho muitas vezes gera um desânimo momentâneo. Porém, com o passar dessa escuridão, quando é possível olhar novamente para o foco, a paixão é reascendida.

A pessoa determinada não olha para as circunstâncias e desafios, se concentrando apenas no alvo, porque é apenas ele que faz seus olhos brilharem.

Quando uma pessoa entende o propósito de sua existência, a causa pela qual o seu Criador o criou, ocorre uma transformação na sua mente, o que gera o senso de destino. E ao olhar pra Ele, olhar para os sonhos Dele, começa a ser brotado um amor por ser a correspondência desses sonhos. Sendo essa a sua prioridade, a causa pela qual irá lutar ao longo da vida. Agradar aquele que o criou.

E o mais impressionante ocorre quando alguém decide priorizar os alvos do seu Criador. Porque a partir dessa escolha, Ele vê que essa pessoa está pronta para receber todo o resto que ela escolheu renunciar por amar mais a Ele e aos Seus sonhos. Então todas as coisas são acrescentadas, simplesmente porque Ele é gracioso.

As suas prioridades e sonhos definem quem você é.

A maior prova de sabedoria é escolher priorizar o que terá reflexos eternos e, então, viver em função disso. Não vale a pena ser imediatista buscando apenas satisfazer o próprio ego ou o que a sociedade determinou como sucesso pessoal.

Quais são as suas prioridades? Quem você quer agradar?

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”(Mateus:6.33).

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sonhando infinitamente mais

Sonhar alto é uma atitude de confiança. Confiança Naquele que tem o poder de realizar os sonhos. Enquanto o mundo fala que quanto maior o vôo, maior será a queda, Ele diz pra não deixarmos de sonhar, porque quando sonhamos Ele tem a oportunidade de nos surpreender.

O Seu amor de pai, o impede de simplesmente ficar como um expectador das nossas vidas. Ele quer fazer mais em nós e por nós. E é exatamente por isso que Ele tem o prazer de realizar os nossos sonhos, por amor.

Quando Ele de fato habita em alguém, essa pessoa pensa, sente e sonha como Ele. E essa capacidade de compartilhar seus desejos gera uma inquietude de querer viver logo esses sonhos, mas ao mesmo tempo gera uma paz que nos acalma, simplesmente porque é Ele que nos completa, nos satisfaz de verdade. Ele satisfaz nosso coração mais do que a realização de qualquer sonho. Ele é a fonte de felicidade plena, não a realização de sonhos.

Ele não apenas gera em nós os Seus sonhos, como também nos aponta o caminho pra chegarmos até eles! A Sua palavra é a luz para os nossos caminhos. Ele nos mostra como devemos agir. A única coisa que nos impede de alcançá-los são as nossas escolhas de seguir essas orientações ou não. Ele não nos obriga, não nos predestina, apenas convida a viver a Sua vontade.

Pode haver um questionamento, se há algum limite ao sonhar. É quando Ele responde: “Haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim? (Jer: 32.27)”.

Ao se renunciar o controle na busca dos sonhos, entregamos ao único que realmente sabe o que é melhor. E dessa forma, Ele só realiza o que é da Sua soberana vontade, ou seja, somente o que nos fará plenamente felizes. Porque a Sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Vale a pena se afastar de tudo que O impede de gerar em mim os Seus sonhos. Vale a pena renunciar os meus próprios sonhos para viver os Seus. Vale a pena sonhar alto e ainda pensar que Ele tem infinitamente mais do que há no meu coração!

Uma amizade verdadeira com Ele permite que compartilhemos dos mesmos sonhos, e estes, jamais serão frustrados!

O que nos fortalece é que quando olhamos pra Ele, somente pra Ele, é quando Ele vê que estamos prontos pra viver os Seus sonhos. Pois por mais que olhemos para outras coisas, o foco jamais deixará de ser Dele, pela certeza de que foi Ele que fez tudo acontecer!

Sim, escolho viver pra realização de sonhos, os Seus, os meus! Porque temos uma aliança.


"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam"(1cor:2.9).
"Porque assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos.."(Is:55.9).

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Descobrindo o verdadeiro amor

Ser observador é um privilégio nos tempos atuais. Em meio a uma sociedade que vive baseada no que lhe é apresentado como verdade, que acredita no que é dito pelo senso comum, o conceito do que é amor está completamente deturpado do conceito original do criador do amor. O poder de conseguir observar as escolhas e conseqüências de outros revelam a essência do amor.

O maior amor do universo mostrou com as próprias escolhas e palavras que havia um amor muito maior do que a nossa dimensão nos permitia compreender, e mostrou que poderíamos vivê-lo. Por isso Ele fala sobre estarmos alicerçados em amor, para a partir disso, podermos entender a profundidade do Seu amor. A capacidade de amar vem Dele. A capacidade de demonstrar amor vem Dele. A capacidade de corresponder vem Dele.

Quando o verdadeiro amor enche os nossos corações, há uma transformação tão radical quanto os efeitos que isso irá gerar. Pois é impossível viver da mesma forma que antes, uma vez que se começa a enxergar o mundo de uma nova forma.

O poder de amar é o reflexo de sentir o verdadeiro amor. Sem essa fonte, vive-se um amor falso, baseado em princípios totalmente contrários à sua essência. O que deveria ter como base a doação se torna um instrumento de auto-satisfação, por onde buscam suprir as próprias necessidades físicas e emocionais. Onde a maior prova de amor é dada através de uma obrigação egoísta de demonstração dos sentimentos, segundo a linguagem ou atitudes que a pessoa recebe como prova de amor.

Há uma vulgarização tão forte do que é amar, que é através disso que há uma apelação tão grande nos meios de comunicação para que isso seja um motor para na economia, por ter grandes reflexos ao aguçar o consumismo nos indivíduos. Então a partir de uma faceta falsa, convencem de que “quem ama, demonstra isso comprando presentes”. O dia dos namorados é a maior prova disso, pois é quando há uma massificação tão intensa que faz com que, de modo geral, todos pensem em relacionamento romântico ao apenas ouvirem o verbo amar. E na verdade é muito mais do que isso.

Mesmo vivendo em meio a toda essa confusão, onde há uma mistura do que é amor, paixão, relacionamento, auto-afirmação, insegurança, reputação, ainda existe o inventor do amor, disposto a demonstrar e compartilhar o Seu amor, a quem quiser um romance eterno com Ele.
O Seu exemplo demonstrou que era possível vivermos o verdadeiro amor. E o mais lindo foi que até nisso Ele demonstrou que o amor não é egoísta. Deu-nos a capacidade o amarmos, e amarmos as pessoas! Ele sabia que amar é o maior dos dons e não quis guardar só pra Ele. Então assim quando recebo o dom de amar e sinto o seu amor, aprendo o que amar de verdade!
Através disso, as pessoas podem conhecer o Seu amor, e quem Ele é, quando eu as amo de verdade, por causa da demonstração às pessoas do Seu amor, através de mim.

Uma vez impactados pelo Seu amor, a entrega total é a conseqüência natural, é uma prova de amor feita, não por uma obrigação, mas através de um convite, ao único romance que durará para sempre. Esse é o único romance onde não há necessidade alguma de insegurança, pois Ele jamais nos rejeitará. Como Ele poderia se esquecer de alguém com quem sonha desde que criou o cenário para o seu romance?

É possível observar claramente que romances semelhantes ao romance eterno, são diferentes. Porque há um padrão tão alto para ser seguido, e é exatamente essa busca por ser uma pessoa tão amável quanto Ele, que permite a vivência de um amor semelhante ao Dele! E é esse o único tipo de romance que vale a pena. Pois podemos conhecê-Lo melhor ao olhar pra alguém e ver o Seu rosto através dele, pois vive, fala, faz, pensa, sonha e AMA, assim como Ele.



“Habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor a fim de poderdes compreender, qual é a largura, o comprimento, a altura, e a profundidade de conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados por toda plenitude de Deus”(Efésios:6.16 a 19).