Olhar para a realidade mundial pode gerar muitos sentimentos em um coração humano. Ao longo da história houveram aqueles que disseram que quando os sentimentos se combinam, eles geram emoções, que ativam vontades, que por sua vez, produzem ações internas e externas. A escola voluntarista de Wundt, na Alemanha do século XIX, pode ter sido equivocada em alguns aspectos, mas essa linha de pensamento faz muito sentido ao pensar a ligação entre sensação e sentimento que geram uma experiência no campo psicológico. Principalmente para alguém que sai da sua posição de indiferença e de fato vive a verdadeira empatia.
A partir do momento que alguém renuncia o direito egoísta de viver em função apenas de buscar os próprios interesses, há uma abertura para a vivência da empatia. O que é uma experiência fantástica! Pois ela permite uma transformação de vida. A pessoa não mais vive da mesma forma que antes, porque começa a experimentar, olhar, sentir, perceber e pensar, como outra pessoa! E, consequentemente, está sujeito a se alegrar ou sofrer, independente do que esteja vivendo na própria vida, ao se voltar para o que o próximo está sentindo, e sente como se estivesse nesta situação.
Essa mudança "pós-empática" gera uma reflexão sobre o que é a vida e como ela deve ser vivida. Como viver com as vendas da indiferença? Como ser apático a alguém que precisa de ajuda? Como ignorar alguém que pracisa ser conduzido aos caminhos de vida?
A ação é um efeito dos sentimentos. E ela pode desencadear uma série de transformações, seja na vida pessoal, como na vida de toda uma sociedade! Mas ela depende que uma porta seja aberta, uma escolha seja feita, a opção de viver diariamente uma experiência empática.
A transformação do mundo pode ocorrer após a empatia! A prova disso foi a escolha feita pelo Único que não tinha problema algum, de viver os meus problemas, sentindo e experimentando o que eu deveria experimentar, para que eu não precisasse sentir toda dor que Ele sentiu por mim! O que me conduziu ao verdadeiro caminho de vida! E como para Ele isso ainda não era o suficiente, me possibilitou viver uma vida em abundância.
Ele transformou a história da humanidade porque foi sensível!
"Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si"(Isaías:53.11).
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)